Diferença entre Gestão de Pessoas, Recursos Humanos e Departamento Pessoal

  • O que é e o que faz o Departamento Pessoal de uma empresa?

O Departamento Pessoal (DP) é uma área estratégia para qualquer empresa. Trabalham nessa área profissionais especializados na gestão de processos administrativos e de legislação trabalhista.

As principais atividades do Departamento Pessoal são: processo de admissão;  gerenciamento de férias, licenças e afastamentos; controle de encargos sociais e trabalhistas; controle de impostos, taxas e contribuições; folha de pagamento; e, controle da jornada de trabalho (ponto).

 

  • O que faz o Recursos Humanos? Qual a diferente entre ele e o DP?

O Departamento de Recursos Humanos é responsável por estabelecer uma relação entre a empresa e seus colaboradores, garantindo assim um ambiente organizacional que promova o bem-estar de todos, gerando o engajamento e fidelização. Também promove o desenvolvimento das competências profissionais  dos colaboradores.  Nesse aspecto o RH tem a missão de desenvolver a capacidade produtiva dos colaboradores, fazendo com que eles possam exercer todo o seu potencial .

O Departamento de Recursos Humanos contempla todos os subsistemas inerentes ao gerenciamento das equipes de colaboradores da empresa, enquanto o Departamento Pessoal é um destes subsistemas – responsável pela rotina administrativa legal, relacionada a legislação trabalhista.

 

  • E gestão de Pessoas, o que o difere entre os outros dois setores?

A gestão de pessoas ou gestão de gente tem o foco nos colaboradores, mais especificamente na pessoa. O objetivo principal é promover a fidelização do colaborador com a empresa. Para isso são utilizadas ferramentas e técnicas focadas no indivíduo. Busca  equilibrar os objetivos dos colaboradores com as metas da organização. Para tanto, são estabelecidas ações como: Employer Branding (marca empregadora); programa de benefícios,  treinamentos e desenvolvimento; experiência do colaborador; avaliação de desempenho; trilha de carreira; pesquisa de clima organizacional; programa de feedback e comunicação assertiva; entre outras ações.

  • Entre os três, existe o que é mais importante? Explique.

Ambos são equiparados em importância, cada um tem a sua contribuição no gerenciamento das equipes nas empresas. O Recursos Humanos contempla todas as ações. Para que ele tenha resultados, precisa de um departamento pessoal que zele pelas questões legais trabalhistas, evitando assim passivos e desconfortos com os colaboradores, por exemplo, por erro em folha de pagamento. A Gestão de Pessoas possui o foco no individual, busca entender e propor soluções que gere a satisfação e automotivação do indivíduo enquanto colaborador.

 

  • Destaque a importância de cada um deles.

Recursos Humanos: Garante o gerenciamento de todos os subsistemas do departamento

Departamento Pessoal: Garante os processos burocráticos e legislação trabalhista e normas.

Gestão de Pessoas: Foca no indivíduo e na sua experiência e engajamento na empresa

 

  • Os três setores trabalham de forma integrada, se complementam? Ou cada um tem a sua atividade distinta? Explique.

Ambos os setores estão correlacionados com foco único nos colaboradores. Departamento Pessoal realizam processos burocráticos e legais. A Gestão de Pessoas tem o seu foco no bem-estar do colaborador, gerando resultados para organização. E o gerenciamento de todas estas ações através do Departamento de Recursos Humanos.

 

  • Gestão de Pessoas envolve quais outros setores dentro de uma empresa? Comunicação Interna, por exemplo, pode ser um exemplo disso… Por quê?

A gestão de pessoas contempla uma série de ações com objetivo em aumentar o bem-estar do colaborador e melhorar o ambiente de trabalho, para isso podem ser desenvolvidas pilares como Employee Branding – Marca Empregadora; Seleção por Competências e Solf Skills; Avaliação do Período de Experiencia;  Treinamento e Desenvolvimento da Liderança; Avaliação de Desempenho com meritocracia;  Processo de Feedback e Reconhecimento; PDI – Plano de Desenvolvimento Individual; Descrição de Cargos e Funções; Programa de Benefícios – EVP: Employee Value Proposition; Engajamento e Retenção – Pesquisa de eNPS. Processo de Desligamento Assertivo.

  • Qual formação é preciso para trabalhar em cada uma das áreas?

A grande maioria dos profissionais da área de Recursos Humanos possui formação em áreas como: Psicologia, Direito, Administração, Serviço Social, Contabilidade, Pedagogia, RH, entre outras. Contudo nos últimos anos tivemos a entrada de profissionais com formação na área de ciências exatas, como: Engenharia, Química, Matemática e outras. Este fenômeno se dá, por exemplo, pela exigência do Departamento de Recursos Humanos em desenvolver KPIs (indicadores chaves de performance) para o melhor gerenciamento do departamento.

 

  • É possível um mesmo profissional integrar os 3 papéis?

Irá depender do profissional e da sua habilidade de desenvolver competências técnicas e comportamentais. Exemplo disso é o profissional do departamento pessoal, o qual utiliza competências técnicas por conta de cálculos, legislação, normas etc. Diferente da área de gestão de pessoas que exige competências mais comportamentais.  Há uma maior facilidade de desenvolver competências técnicas do que as comportamentais. Exigindo do profissional técnico um maior esforço para desenvolver competências comportamentais, conhecidas como Soft Skills.

 

Ronaldo Reis da Cruz

Psicólogo Organizacional – Rheis Gestão de Pessoas